4.7.13

Hipertensao Arterial

Principal fator de risco para Aterosclerose.
Aterosclerose - Doença que acomete vasos arterias de grande e medio calibre (Aorta, carotida, coronaria, renais, mesentericas, femorais, iliacas, plopiteas).  A lesao se caracteriza pelo acumulo da placa de ateroma.
Artrerias - Tunica íntima (endotelio), Tunica media (capa muscular lisa) e adventicia.
O primeiro evento é a formaçao de uma estria gordurosa (LDL entra na tunica intima, é oxidada, sendo capaz de recrutar leucocitos - Monócito, Macrofago - que emgloba a LDL oxidada. Quando isso acontece o macrofago vira celulas espumosas e varias delas sao chamadas estria gordurosa). O endotelio entao passa a produzir fatores de crescimento que sao capazes de convocar algumas celulas musculares lisas da tunica media para invadirem a tunica intima, e começam a produzir colageno (capa de fibrose), que envolve as celulas espumosas, formando a placa de ateroma. A vizinhança dessa area fibrotica perde a capacidade de produzir substancias vasodilatadoras (ON), produzindo substancias vasoconstritoras, levando a uma disfunçao endotelial. A placa de ateroma aumenta e obstrui parcialmente o lumen da arteria (Angina Estavel). Ao sofrer uma inestabilidade, a placa se fragmenta e forma um trombo plaquetario obstruindo totalmente o lumen da arteria (Angina Instavel e IAM, se coronaria). Na carotida, ao se fragmentar, a placa manda multiplos embolos de cristais de colesterol para a circulacao no poligono de Willis, obstruindo por exemplo, o ramo da Cerebral Media, produzindo um AVC isquemico.

HAS 
Definiçoes
*Doença em que o individuo apresenta niveis de PA que conferem um risco significativo para eentos cardiovasculares (IAM, AVC, arteriopatia de MMII etc).
*Pessoas que vivem a maior parte do tempo com niveis pressoricos maior= a 140/90 mmHg.

Diagnostico
Consulta Ambulatorial - 5 minutos de consulta, logo aferir a PA com o paciente sentado 2 vezes. tira a media das 2 aferiçoes. A media de 2 consultas maior a 140/90. Media de intervalo entre cosnultas de 2 semanas.
Monitoraçao residencial da PA - aparelho digital. Aferir 2 vezes antes do cafe da manha e 2 antes da janta, por 3 dias, desprezando o primeiro dia. HAS se a media dos 2 dias for maior= a 135/85.
MAPA - Monitoraçao Ambulatorial da PA - Hipertensao mascarada e HAS do jaleco branco.

Classifcaçao VII JOINT
PA sistolica isolada - PA sistolica maior a 160 e PA diastolica < 90
Causas
*Essencias ou Primarias - 95%.
*Secundarias - Doença de base que leva a HAS - 5%. É mais agressiva e de dificil controle. A principal causa é a doença parenquimatosa renal, nefropatia diabética, IRC. Endocrinas: Feocromocitoma, Aldestoronoma, Apneia do sono, Cushing, Tireotoxicose.

Consequencias
Contribuiçao para aterosclerose - Sindrome coronariana aguda, AVC isquemico, doença oclusiva de MMII (claudicaçao intermitente). 
Fator de risco para arterioloesclerose - Hialina - deposito de material proteinaseo na tunica intima das arteriolas com posterior estreitamento da mesma levando a uma nefropatia hipertensiva. A primeira evidencia é a presença de microalbuminuria (30 a 300 mg/dia - 30 a 299 ug/mg de creatinina urinaria). No SNC se manifesta como dilataçao das arteriolas o que causa uma especie de aneurismas pequenos (microaneurismas de Charcot-Bouchard) - fator de risco para AVC hemorrágico intraparenquimatoso hipertensivo por rotura dos microaneurismas, mais comumente localizado em núcleos da base (putamem).
Hipertrofia Ventricular Esquerda - Sobrecarga ventricular esquerda. Adaptacao do SRAA para essa adaptaçao dos miócitos, extremamente maléfica, porque pode levar a IC diastólica. Aumenta o risco de morte súbita, risco de isquemia miocardica e até mesmo de AVC.

Tratamento nao farmacologico 
Mudança nos hábitos de vida.
Pre-Hipertenso - maior a 120/80
*Perdo de peso - IMC menor a 25 kg/m2.
*Restriçao de Na. NaCl 6g/dia = 2,4g de Na+
*Dieta DASH (frutas, vegetais, laticinios nao gordurosos).
*Moderar consumo de Etanol 30ml/dia.
*Atividade Física regular (caminhada de 30 minutos em 6 a 7 vezes/semana) - ajuda na reduçao ponderal e diminui o tonus adrenergico.
*Parar de fumar - reduz o risco cardiovascular.

Tratamento Farmacológico
Indicaçoes - Estagio I (nao farmacologico por 6 meses, sem resposta), com lesao de órgao-alvo.
                     Estágio II - Todos os casos.
Objetivos - PA alvo menor a 140/90 mmHg. Em diabéticos menor a 130/80 mmHg. Em nefropatia com proteinúria maior a 1g/g creatinica urinaria, PA menor a 125/75 mmHg. Idosos maior a 80 anos uma PAsist menor a 150-159 mmHg.

Abordagem Inicial
Estagio 1 - Diurético tiazídico.
Estágio 2 - Diurético tiazídico + 1 droga + 2 droga.
Idosos e negros - tiazidicos ou ACC
Brancos menores a 25 anos de idade - Tiazidicos, BB, IECA ou ARA II.
DM2 sem nefropatia - ARAII de escolha, mas pode associar a qualquer outro grupo.
Nefropatia diabetica - IECA + ARA II
Doença arterial periférica - ACC
IC sistolica - ECA ou ARAII + BB + diurético + espironolactona.
Angina Estável - BB ou ACC.

 Anti-Hipertensivos
Tiazidas - (eleiçao para idosos e negros) - Hidroclorotiazida, clortalidona e endapamida. Nao ultrapassar 25 mg/dia porque aumenta chance de efeitos colaterais - HipoNa, HipoK, HipoMg, Hiperglicemia, hiperlipidemia, hiperuricemia. Contraindicado em gota, disfunçao renal com Clcr menor a 30.
Beta-Bloqueadores - Propanolol, nadolol - bloqueadores nao seletivos.
                                  Atenolol, bisoprolol, metoprolol - Cardio-seletivos (B1 cardiaco).
                                  Labetalol - bloqueadores alfa e beta.
Bloqueia os recepetores B1 nos miocitos cardiacos, diminuindo a contratilidade miocárdica. Atua no sistema de conduçao diminuindo a FC. Bloqueia B1 no aparelho justaglomerular diminuindo a liberaçao de renina e diminui o tonus simpatico no SNC. Contraindicado em doença broncoespática, DM1.
IECA - Captopril, Enalapril - Renina liberada pelo aparelho justaglomerular age sobre o angiotensinogenio, produzindo angiotensina 1 que é convertida em Angiotensina 2 em vários tecidos principalmente no pulmao, convertida pela ECA. A ECA degrada a bradsinina, contribuindo para o controle da PA. A bradisina aumentada produz tosse, angioedema e nefropatia membranosa (captopril).
ARAII - Losartan, Valsartan - bloqueia receptores da angiotensina II (receptor AT1) - Droga de eleiçao para substituir IECA quando apresenta tosse ou outros efeitos colaterais. No DM2 que nao desenvolveu nefropatia e é hipertenso é a melhor droga, porque a diminui a chance de desenvolver nefropatia.
ACC - Dihidropiridinas - anlodipina, nifedipina - age diminuindo nivel de Ca na musculatura lisa vascular.
Nao-Dihidropiridinas - Verapamil, diltiazem - Age impedindo o influxo de Ca no miocardio e no sistema de conduçao.
           
          











Um comentário:

Chumann Saúde e Bem Estar disse...

A pressão arterial é a pressão que o sangue exerce sobre as paredes das artérias do nosso corpo.Imaginem uma mangueira toda vazia e murcha,ao abrirmos a torneira,a pressão dentro da mangueira eleva-se e suas paredes distendem-se.Como a mangueira é um sistema aberto, o fato da água sair por uma das extremidades impede que a pressão sobre a parede da mangueira fique muito elevada.

No corpo humano o sistema circulatório é fechado,portanto,se a pressão sanguinea dentro dos vasos for se elevando,o sangue não tem pra onde ir,e a única coisa que o organismo pode fazer é distender os vasos sanguineos de forma a comportar o volume de sangue circulante.

Portanto,podemos entender que uma das causas da pressão arterial,é o aumento excessivo do volume de sangue dentro dos vasos sanguineos,esse excesso ocorre quando o organismo retém muito sal e água.